domingo, 31 de outubro de 2010

Nessas horas...

Hoje estou com pensamentos ruins...
Sabe aqueles dias, quando você pára pra pensar no seu futuro... e escuta sugestões... e tudo que você consegue enxergar é qualquer coisa diferente do que você planejou há 5 anos... qualquer coisa diferente do que você está planejando agora.

Escuto que as coisas vão acontecer na hora certa, para eu ter mais paciência... mas tem hora que essa paciência chega ao fim... e nessa hora... é nessa hora que os pensamentos ficam escuros... negros... sombrios.

Nessa hora, a imagem de um projétil atravessando parte do corpo é nítida e estranhamente tranquilizadora. Nessas horas, dormir é a melhor opção e torcer para acordar melhor.

sábado, 30 de outubro de 2010

Maldito mercado de trabalho



Bom dia.

Sei que tenho andado sumida... essas últimas duas semanas foram agitadas e desperdiçadas pra mim: questões de trabalho.

Estou cansada... chateada... P. da vida... desanimada... mas sei que não posso desistir.
Estou aí... na luta tentando entrar no maldito e monstruoso mercado de trabalho (me arrepio só de ouvir essa palavra). Onde as pessoas são exigentes, impacientes, intolerantes e filhas da p.... Onde você deve ter total disponibilidade para fazer uma maldita entrevista marcada para às 14h (mas que só começa às 15h), escrever uma redação (que nada mais é que um teste Grafológico) com tema livre (ahhhhh, como eu odeio tema livre!!!), fazer uma prova de matemática financeira (sim! teste de matemática para um cargo de Psicóloga!!!!) e um questionário no estilo de "Marque o que mais se aproxima com você, sem pensar muito".

Ora... eu ajo de formas diferentes dependendo da situação. Em uma situação eu sou tímida, em outra sou extrovertida... numa eu planejo todos os detalhes, noutra eu prefiro agir com criatividade e sem planejar... Cacete!

"A história é sempre a mesma: você está desempregado. Já passou por vários empregos nos últimos anos, mas não conseguiu parar em nenhum, provavelmente porque “a culpa era do chefe”.
Embora chefes não tenham defeitos (o único é o de não reconhecer seu talento), a culpa é sempre deles! Você até se acha profissional, pontual, competente e entusiasta mas, na hora do pé-na-bunda, a que arde é a sua!
Meses se passam e nada de emprego: “As coisas estão muito difíceis, o momento é delicado, o país passa por uma séria crise, muita concorrência, blá-blá-blá…”
Mas eis que, finalmente, pinta uma entrevista. Valeu a pena levar a carteira profissional pro Padre Marcelo benzer, redecorar a casa com as dicas do Feng-Shui, mandar 150 currículos pelo correio toda semana…
Evidentemente, o drama não acaba por aí. Você ainda tem a missão — quase impossível — de passar pela entrevista e deixar uma boa impressão."


Bom... já desabafei tudo que tinha pra desabafar hoje com minha mineira (coitada dela... quando fico chateada com algo, fico extremamente chata e reclamona)... no próximo post, falarei de outra coisa infinitamente mais alegre.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novamente: Os pesadelos!

Pesadelos... sempre os tenho... impressionante! Raramente tenho sonhos bons.

Mas o pesadelo dessa madrugada me deixou extremamente perturbada. Acordei morrendo de medo, com o coração acelerado, tremendo e com a lembrença viva do sonho na minha cabeça.

Vou resumir bem: uma criança de uns 2 anos de idade, caída no meio de uma rua movimentada, com uma ferida tipo perfuração no abdomen, sangrando muito, rolando no chão, gritando e chorando de dor. Todos os carros parados olhando, ninguém fazia nada, ninguém da família aparecia (a criança estava sozinha). Eu pegava o celular para ligar para emergência e não conseguia. A criança se arrastava pelo asfalto, agonizando e gritando... e eu impotente.

Acordei com os gritos ecoando nos meus ouvidos... a imagem da criança rolando, sangrando e agonizando no chão não saía... parecia que eu realmente estava vendo aquela cena na minha frente.

Nossa... como eu acordei desesperada... quase chorando.

Fico pensando: será que tem algo errado comigo? Eu quase nunca tenho sonho bom.


Segue abaixo a interpretação dos sonhos, segundo a psicanálise:

Freud salientou basicamente que os sonhos seriam essencialmente a tentativa de realização de um desejo reprimido que se alojava no inconsciente, sendo que esse desejo seria primordialmente de natureza sexual ou encerraria aspectos proibidos pelo contexto moral, como exemplo, o incesto.

O sonho era produzido por dois elementos centrais: a "condensação e deslocamento", que respectivamente significam: recolher partes de  diferentes períodos do desenvolvimento de uma pessoa, e reproduzi-las através de simbolismos que ocultassem seu verdadeiro significado, evitando que a pessoa entrasse em contato direto com o material proibido ou do qual sentia-se culpada.

Em nosso presente momento, qualquer psicólogo tem a clara noção de que os sonhos de nossos pacientes atuais refletem principalmente três esferas: solidão, angústia e principalmente medo.

Alfred Adler salientou o complexo de inferioridade e superioridade, como elementos centrais da personalidade humana. O complexo de inferioridade se manifesta essencialmente através de sonhos de queda, nudez, roubo, perseguição, estupro, perda de membros do corpo, regressão a etapas anteriores, como, por exemplo, sonhar que se está de volta ao ginásio, ou outra etapa qualquer já vivenciada pela pessoa.

Se os sonhos eram a realização de desejos, como ficaria a questão dos pesadelos? Freud respondeu essa questão quando o mesmo elaborou a teoria do masoquismo, teoria esta que diz que o prazer se manifesta na dor, numa tentativa de aliviar a tensão e culpa. Freud com bastante perspicácia percebeu mais tarde que o pesadelo era uma tentativa do ego de controlar um material reprimido que causava extremo sofrimento à pessoa.

Nesse ponto podemos falar da questão temporal dos pesadelos, pois para a pessoa que sofre com os mesmos, fica a sensação de perseguição de algo passado que sempre retorna, uma verdadeira tortura mental que nunca se esgota. Porém se observarmos atentamente a direção de determinados pesadelos descobriremos que seu sentido não está apenas ligado ao passado, mas também ao futuro, ou seja, a meta de vida que a pessoa pretende realizar, pois o pesadelo coloca em cheque através de dolorosa angústia, determinadas atitudes que a pessoa precisa tomar para resgatar seu prazer pessoal e social; como se fosse uma espécie de alerta para determinado problema que necessita de solução urgente.


Fonte: Site de Antônio Carlos Alves de Araújo - Psicólogo

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Mais uma ótima do Google: Google Analytics

Por esses dias, estava eu procurando um site que mostrasse estatísticas de blog... porque eu estava achando que meu contador de visitas tinha enlouquecido... uma média de 90 visitas por dias.
Eu pensei, "nossa... ou eu sou muito boa e as pessoas adoram o que escrevo... ou essa porra tá doida" (lógico que achei a segunda opção bem mais plausível).

Pois bem... fui eu caçar, quando me deparo com o Google Analytics. (mais) Uma ferramenta do Google (como eu amo o Google). Me inscrevi... coloquei o código no meu script do blog e testei.

Cara!! É muito maneiro!!! O site é em inglês (um incoveniente) mas é fantástico! O relatório te diz além de quantas pessoas visitaram seu blog em determinado dia (isso é óbvio), quantas visitaram pela primeira vez, te mostra o mapinha de localização de cada um (ontem tive visitantes de New Jersey, Eslovênia, Portugal, Bélgica!!), de que forma eles acharam seu blog (se foi direto, por outro blog, por sites de busca), te mostra até o que a pessoa digitou no site de busca que mostrou seu blog (hahahaha, teve uma que digitou "carente procurando colinho" e achou meu blog hahahahahahah, morri quando vi isso).

Enfim... não estou ganhando do Google para falar isso (infelizmente)... mas fiquei encantada com essa novidade... meu novo brinquedinho agora hehehe. Indico para quem tem blog, sites, etc...

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Socialismo, será esse o futuro do Brasil?

 Não sou fã de política... não me envolvo muito... mas em época de eleição (aliás, é o único momento em que isso ocorre) o brasileiro começa a pensar sobre seus governantes e sobre suas escolhas.

O fato é que nunca estive tão apavorada quanto estou nessa eleição. Apavorada pelos 8 anos do governo Lula e pela possibilidade de mais 8 anos disso (eles sempre se reelegem).

Votamos no Lula (eu votei na primeira vez) porque precisávamos de uma mudança... urgentemente!! E mudamos... mudamos merda nenhuma.

Certa vez, um professor de política do curso de Direito que minha mãe fez falou que "a política é uma essência... não importa se você é da esquerda... uma vez eleito, você se torna da direita, a política te consome, você se torna corrupto, e tudo permanece do mesmo jeito."

Pois bem... se pensarmos dessa forma, tudo ficará uma merda sempre.

Bom... continuando... estou apavorada com essa Dilma entrando pra presidência... apavorada!!!
Hoje li um e-mail muito interessante, apesar de não saber se é verídico. Vou colocar aqui:

Um professor de economia na universidade Texas Tech disse que nunca reprovou um só aluno antes, mas tinha, uma vez, reprovado uma classe inteira. 
Esta classe em particular tinha insistido que o socialismo realmente funcionava: ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo. 
O professor então disse: - Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe.. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas. Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e portanto seriam justas.
Com isso ele quis dizer que todos receberiam as mesmas notas, o que significou que ninguém seria reprovado. Isso também quis dizer, claro, que ninguém receberia um "A"...

Depois que a média das primeiras provas foram tiradas, todos receberam "B". Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.
Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos - eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Portanto, agindo contra suas tendências, eles copiaram os hábitos dos preguiçosos. Como um
resultado, a segunda média das provas foi "D". Ninguém gostou.
Depois da terceira prova, a média geral foi um "F". As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por justiça dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala.

Portanto, todos os alunos repetiram o ano... Para total surpresa!!!

O professor explicou que o experimento socialista tinha falhado porque foi baseado no menor esforço possível da parte de seus participantes. Preguiça e mágoas foi seu resultado. Sempre haveria fracasso na situação a partir da qual o experimento tinha começado. 

"Quando a recompensa é grande", ele disse, "o esforço pelo sucesso é grande, pelo menos para alguns de nós. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros sem seu consentimento para dar a outros que não batalharam por elas, então o fracasso é inevitável."
"É impossível levar o pobre à prosperidade através de legislações que punem os ricos pela prosperidade. Para cada pessoa que recebe sem trabalhar, outra pessoa deve trabalhar sem receber.

O governo não pode dar para alguém aquilo que tira de outro alguém. Quando metade da população entende a idéia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.


Isso é sistema SOCIALISTA... isso é o sistema das bolsas do GOVERNO LULA. Quem trabalha, trabalha muito, ganha pouco e paga muito pra sustentar quem faz um monte de filhos e não trabalha porque o governo não viabiliza educação e trabalho necessários.

Pense nisso nesse 31 de outubro!

domingo, 10 de outubro de 2010

Um "homem" faz falta...

Esses dias tenho ajudado uma amiga que está passando por algumas dificuldades... teve que sair da casa onde estava pra ir se virar sozinha... sem ter absolutamente nada.
Alugou um cantinho, está começando a arrumar coisinhas pra casa (fogão, geladeira, cama, essas coisas). E é nessas horas que a gente vê que um "homem" faz falta rs...

Sempre observei meu pai em casa... consertando tudo que vocês imaginarem, ele fazia tudo mesmo!!! Desde coisas de obra (colocar telhado, construir garagem, pintar casa), coisas elétricas (chuveiro, curto-circuito na fiação, gambiarras, abajur), à coisas de tubulação (pia, ralos, vaso sanitário). Já me dei mal por ficar perto do meu pai nessas horas, já levei choques, já levei uma martelada na cabeça, já me cortei diversas vezes, já deixei meu walkman cair dentro do poço (nossa... essa vez foi muito hilária)... mas eu tenho muito a agradecer a ele por causa disso, porque hoje sei fazer quase isso tudo que ele faz (um quase muito distante).

Voltando ao assunto da minha amiga... pois bem, como dizia, nessas horas um "homem" faz falta... ainda bem que aprendi com meu pai rsrsrs... porque agora eu que estou sendo o "homem" que está ajudando a trocar a resistência do chuveiro, montar a cama, furar parede, etc. E conheço algumas mulheres que também são verdadeiros "homens" dentro de casa... viva!

Bom, sabe aquela história de "casa, comida e roupa lavada"? Minha namorada vai ter casa e comida (não só isso, claro), já a roupa lavada vai ficar por conta dela rs (tá, eu ajudo vai rs).

P.S.: minha avó está melhorando \o/

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Minha maravilhosa avó...

Estou triste hoje, muito triste.
Minha avó adoeceu, está no CTI...

Imaginem aquela pessoa doce, magrinha, branquinha, dos olhos azuis como bolas de gude e cabelos brancos como algodão... e o sorriso mais lindo, com todos os dentes e os mais brancos (e não é dentadura hein)... uma velha nos seus quase 90 anos, ativa, que adora cozinhar e servir bem as pessoas que vão à sua casa... que vai até a frente do portão oferecer café pros trabalhadores que estão fazendo obra na rua... que fala "trepar" sem pudor e ainda ri da cara das pessoas assustadas... que não sabe ler, nem escrever mas guarda uma receita de bolo como ninguém... que faz o melhor pudim de leite do mundo... que dá vontade de ficar abraçada o tempo todo... que me chama de "minha neta caçula" até hoje... que chama meu pai de 60 e tantos anos de "meu caçula"... que sempre lutou, brigou, resistiu à todas as doenças e problemas de saúde que teve com um sorriso no rosto e falando besteira.

Essa pessoa maravilhosa é a minha avó... e eu não estou preparada para perdê-la.

Mas eu sei que ela não vai durar pra sempre... e estou chorando por saber disso.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A morte...

"(...)Nunca ninguém sabe se estou louco para rir ou para chorar
Pois o meu verso tem esse quase imperceptível tremor...
A vida é louca, o mundo é triste:
vale a pena matar-se por isso?
Nem por ninguém!
Só se deve morrer de puro amor!"

Mario Quintana
----------------------------------------------------

"Penso agora que terei que pedir licença para morrer um pouco.
Com licença - sim?
Não demoro.
Obrigada."

Clarice Linspector
----------------------------------------------------

"A espécie humana é a única que sabe que tem de morrer."

Voltaire
---------------------------------------------------

"O suicídio não é querer morrer, é querer desaparecer."

George Perros
--------------------------------------------------

"A recompensa final dos mortos é não morrer nunca mais."

Nietzsche

O peixe morre bela boca.

Eu sempre achei que falar ajudaria a resolver os problemas, os conflitos, os estresses...
Ajuda... dentro de um consultório. Fora dele, você tem que aprender a ficar calada.
Talvez esse seja meu mal... mal maldito de psicóloga. Me pergunto: será que toda psicóloga fica te "forçando" a falar seus problemas? A falar o que está te chateando, te preocupando, te deixando mal?

Eu tenho esse mal... fico cutucando... fico tentando fazer a pessoa falar, desabafar... e nem sempre ela tá afim... às vezes a pessoa não quer falar porque não te diz respeito, porque você não vai poder ajudar... às vezes não quer falar porque prefere pensar sozinha, às vezes não quer falar porque o problema é você... às vezes não quer falar simplesmente porque não tá afim, porra! E pára de ficar teorizando!!!

E você não vai resolver o problema do mundo... o problema dos outros... você mal consegue resolver seus próprios problemas! (isso sou eu falando comigo mesma)

Você mal aguenta ouvir um não, sua criança mimada! (eu falando comigo novamente)

O que faz uma pessoa estar no caminho certo, fazendo tudo direitinho, acertando sempre.... e de repente começar a errar? Estragar tudo? Fazer tudo desandar?

Cara, isso é muito bizarro sabe... você começa acertando.... e no meio do caminho, parece que você se perde completamente!!!

Você começa falando as coisas certas nas horas certas... depois você passa a falar as coisas erradas nas horas certas... e por último, você fala demais as coisas erradas nas piores horas possíveis!!!

Gente, esses meus devaneios aqui servem pra qualquer área da nossa vida viu! Amor, família, amizade e trabalho... qualquer área onde haja uma relação de duas ou mais pessoas.

Se eu fizer uma retrospectiva... eu sempre morri pela boca... e não foi de tanto comer (apesar de que meu físico denúncia isso)... mas de tanto falar! De tanto falar merda! De tanto abrir a boca pra falar o que não deve! De tanto abrir a boca pra falar quando não deve!

Lembram da história de Paulo... aquele que perseguia os cristãos e um belo dia ficou completamente cego?
Pois então... eu poderia ficar muda. Não ia me fazer a menor falta. Quem sabe assim eu teria um tato melhor pra lidar com pessoas (sem trocadilho).

É foda isso sabia. É foda!