quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Novamente: Os pesadelos!

Pesadelos... sempre os tenho... impressionante! Raramente tenho sonhos bons.

Mas o pesadelo dessa madrugada me deixou extremamente perturbada. Acordei morrendo de medo, com o coração acelerado, tremendo e com a lembrença viva do sonho na minha cabeça.

Vou resumir bem: uma criança de uns 2 anos de idade, caída no meio de uma rua movimentada, com uma ferida tipo perfuração no abdomen, sangrando muito, rolando no chão, gritando e chorando de dor. Todos os carros parados olhando, ninguém fazia nada, ninguém da família aparecia (a criança estava sozinha). Eu pegava o celular para ligar para emergência e não conseguia. A criança se arrastava pelo asfalto, agonizando e gritando... e eu impotente.

Acordei com os gritos ecoando nos meus ouvidos... a imagem da criança rolando, sangrando e agonizando no chão não saía... parecia que eu realmente estava vendo aquela cena na minha frente.

Nossa... como eu acordei desesperada... quase chorando.

Fico pensando: será que tem algo errado comigo? Eu quase nunca tenho sonho bom.


Segue abaixo a interpretação dos sonhos, segundo a psicanálise:

Freud salientou basicamente que os sonhos seriam essencialmente a tentativa de realização de um desejo reprimido que se alojava no inconsciente, sendo que esse desejo seria primordialmente de natureza sexual ou encerraria aspectos proibidos pelo contexto moral, como exemplo, o incesto.

O sonho era produzido por dois elementos centrais: a "condensação e deslocamento", que respectivamente significam: recolher partes de  diferentes períodos do desenvolvimento de uma pessoa, e reproduzi-las através de simbolismos que ocultassem seu verdadeiro significado, evitando que a pessoa entrasse em contato direto com o material proibido ou do qual sentia-se culpada.

Em nosso presente momento, qualquer psicólogo tem a clara noção de que os sonhos de nossos pacientes atuais refletem principalmente três esferas: solidão, angústia e principalmente medo.

Alfred Adler salientou o complexo de inferioridade e superioridade, como elementos centrais da personalidade humana. O complexo de inferioridade se manifesta essencialmente através de sonhos de queda, nudez, roubo, perseguição, estupro, perda de membros do corpo, regressão a etapas anteriores, como, por exemplo, sonhar que se está de volta ao ginásio, ou outra etapa qualquer já vivenciada pela pessoa.

Se os sonhos eram a realização de desejos, como ficaria a questão dos pesadelos? Freud respondeu essa questão quando o mesmo elaborou a teoria do masoquismo, teoria esta que diz que o prazer se manifesta na dor, numa tentativa de aliviar a tensão e culpa. Freud com bastante perspicácia percebeu mais tarde que o pesadelo era uma tentativa do ego de controlar um material reprimido que causava extremo sofrimento à pessoa.

Nesse ponto podemos falar da questão temporal dos pesadelos, pois para a pessoa que sofre com os mesmos, fica a sensação de perseguição de algo passado que sempre retorna, uma verdadeira tortura mental que nunca se esgota. Porém se observarmos atentamente a direção de determinados pesadelos descobriremos que seu sentido não está apenas ligado ao passado, mas também ao futuro, ou seja, a meta de vida que a pessoa pretende realizar, pois o pesadelo coloca em cheque através de dolorosa angústia, determinadas atitudes que a pessoa precisa tomar para resgatar seu prazer pessoal e social; como se fosse uma espécie de alerta para determinado problema que necessita de solução urgente.


Fonte: Site de Antônio Carlos Alves de Araújo - Psicólogo

2 me inspiram:

A.N.A. disse...

Oi, menina Lua.
Olha só, pesadelos são cruéis. Tente relaxar antes de dormir, talvez ajude.E talvez esse pesadelo seja por causa da sua avó.
E sinceramente espero que sua avó esteja melhor. Em 2009, depois que minha vida começou a tomar um rumo diferente de tudo o que eu havia imaginado, minha avó de 91 anos caiu, quebrou o fêmur e nunca mais nossa vida voltou a ser a mesma. Faz mais de um ano que ela esta acamada e hoje não fala mais, não ouve e não esta enchergando mais. Se possível demonstre o amor que tens pela sua avó enquanto tens tempo, assim como para todas as demais pessoas que amas.
Mas também sugiro que se prepare para a partida, afinal esta é a ordem natural da nossa existência.
Se cuide.
Precisando estamos ai...
bjus

Lua N. disse...

Obrigada A.N.A.
Minha avó teve uma surpresa ontem, e acho que ela vai melhorar agora ^^
Essa noite tive outros pesadelos.
Não sei... sempre fui assim... pelo que me lembro dos meus sonhos, sempre são sonhos ruins... raramente algo bom.
Mais uma vez, obrigada.
Bjs