sábado, 4 de setembro de 2010

Discurso sobre ciúmes...

Ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade." Esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, de se perder o amor da pessoa amada.

O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva.
Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele lembra ao casal que um não deve considerar o outro como definitivamente conquistado. Pode encorajar casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado.

Às vezes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais. Por exemplo, quando um homem provoca uma cena embaraçosa numa festa porque sua mulher aceita um convite para dançar com um velho amigo ou quando uma mulher é tomada de ciúmes excessivos pelo fato de o marido ter uma mulher como chefe no trabalho.
Este tipo de reação pode afetar gravemente uma relação, levando o outro parceiro a sentir-se constantemente pisando em ovos para evitar uma crise de ciúme. O parceiro ciumento, muitas vezes ciente de seu problema, oscila entre sentimentos de culpa e auto-justificação.

O ciúme patológico é visto pela psiquiatria como uma espécie de paranóia (distúrbio mental caracterizado por delírios de perseguição e pelo temor imaginário de a pessoa estar sendo vítima de conspiração). Para o ciumento, a fronteira entre imaginação, fantasia, crença e certeza se torna vaga e imprecisa, as dúvidas podem se transformar em ideias supervalorizadas ou delirantes
Quem sente ciúme a esse nível tem a compulsão de verificar constantemente as suas dúvidas, a ponto de se dedicar exclusivamente a invadir a privacidade e tolher a liberdade do parceiro: abre correspondências, bisbilhota o computador, ouve telefonemas, examina bolsos, chega a seguir o parceiro ou contrata alguém para fazê-lo. Toda essa tentativa de aliviar sentimentos, além de reconhecidamente ridícula até pelo próprio ciumento, não ameniza o mal estar da dúvida, até o intensifica.

Fonte: Wikipedia.


O ciúme que quero discutir aqui hoje é o ciúme do passado. Acredito que todo mundo já sentiu ciúmes de uma ex... de uma história bonita que sua parceira teve no passado... das pessoas com quem sua parceira já esteve. Eu admito... sou ciumenta.

Mas não sou ciumenta exagerada nem patológica... acho até gostoso quando alguém acha minha namorada bonita. Mas se tem uma coisa que eu realmente tenho ciúme... é do passado.
Não deveria.... afinal, é passado... já foi... já acabou. Mas tenho... infelizmente. E admito... é por pura falta de confiança em mim mesma... porque o meu desejo é de ser especial e única na vida de quem amo... e saber que houve alguém ou "alguéns" que tiveram o amor de quem amo... nossa...
Não é um ciúme racional... afinal, não é uma ameaça real de perda da pessoa amada... é um ciúme de exclusividade... puro egoísmo. Chega a ser um ciúme narcisista... afinal, eu quero ser a pessoa mais importante da vida da minha amada... isso é muito egoísmo.

Mas... qual ser humano não é egoísta? Por mais generosos, caridosos, solidários que somos... também somos esgoístas.

Estava lendo a história da monogâmia esses dias... em um livro sobre comportamento grupal (Psicologia)... e, basicamente, a monogamia surgiu como uma forma de identificar seus herdeiros para ter com quem deixar a sua herança... afinal, todo mundo sabe quem é a mãe, mas saber quem é o pai, só com o teste de paternidade... e como na Grécia antiga ainda não existiam laboratórios rs... a forma encontrada foi: vamos parar todo mundo de putaria! Chega desse negócio de uma mulher ter vários homens e um homem ter várias mulheres (bom... do homem ter várias mulheres, ainda existe em algumas culturas... mas como disse, saber quem é a mãe é fácil!). Dessa forma, surgiu o casamento monogâmico, assim o homem "sabia" que aquele filho era seu e deixa seus bens para ele.

Mas, sinceramente... acho que a monogâmia surgiu mesmo porque queremos ser únicos na vida de quem amamos, de quem escolhemos para ficar ao nosso lado... e porque, lógico... somos egoístas e não queremos dividir nossas mulheres com ninguém!! ^^

E digo mais... odeio sentir ciúmes!!! Fico irritada, de mau humor mesmo quando estou com ciúmes!!! Fico amuada... não sou do tipo de faço escândalo, brigo, nem nada.

0 me inspiram: