sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Felicidade...


Felicidade... algo que todo mundo quer, ninguém sabe como conseguir, nem sabe se realmente existe e como funciona.



Li algumas frases de teóricos, poetas, filósofos sobre esse tema tão polêmico:

"Ser feliz sem motivo é a mais autêntica forma de felicidade.
Carlos Drummond de Andrade"
(pra mim, isso não faz o menor sentido, acho que ele estava a base de um cigarrinho de erva, pra estar sorrindo à toa)


"Saber encontrar a alegria na alegria dos outros, é o segredo da felicidade."
Georges Bernanos
(e quando a alegria dos outros é baseada na sua tristeza?)


"Felicidade é a certeza de que a nossa vida não está se passando inutilmente."
Érico Veríssimo
(pode ser... mas nem todo mundo gosta de produzir)


"A nossa felicidade depende mais do que temos nas nossas cabeças, do que nos nossos bolsos."
Arthur Schopenhauer
(hum... isso é muito relativo...)


"A alegria de fazer o bem é a única felicidade verdadeira."
Léon Tolstoi
(ahhhh, tem gente que fica rindo à toa fazendo maldade por aí... é só olharmos para os nossos políticos)


"É muito melhor viver sem felicidade do que sem amor."
William Shakespeare
(assim, na boa Shakespeare, você era um melancólico nato cuja criatividade só aparecia nos momentos de tristeza... então, você é muito suspeito para falar sobre esse assunto)


"A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros."
Allan Kardec
(olha, só se for a felicidade em outro plano, porque nesse plano aqui, não é bem assim que funciona não viu)


Só tiveram duas frases que realmente me disseram alguma verdade.


"A felicidade é um problema individual. Aqui, nenhum conselho é válido. Cada um deve procurar, por si, tornar-se feliz."
Sigmund Freud


"A suprema felicidade da vida é ter a convicção de que somos amados."
Victor Hugo

Penso que a felicidade é um estado de humor e não uma condição baseada em fatos reais.
E não é uma condição linear, estável, constante... e sim picos... momentos.

A pergunta é: você está feliz?E não "você é feliz".

Como responder isso? Poderíamos criar uma planilha, alimentar com os dias e horários desses momentos, fazer uma média e criar um padrão de felicidade. Será que dessa forma poderíamos responder essa questão?

Se a média deu acima de 7, você é (está) feliz, parabéns!!!

Hoje eu poderia dizer que não, não sou (estou) feliz.

Mas talvez se me fizerem essa pergunta amanhã, eu possa responder diferente.




1 me inspiram:

Lua N. disse...

I´m glad to read this!:)