quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Filmes para as meninas & meninas...

Hoje estava passeando pela net... sem nada pra fazer e sem sono...
Entrei num site lésbico para ver se tinha alguma matéria interessante tipo, sei lá, legalização do casamento gay (apenas um exemplo tá, gente!). Bom, não li as matérias, mas cliquei no link "Filmes GLS". Dei uma olhada... alguns eu já vi, outros não... e alguns que faltaram e não poderia faltar!

Então resolvi montar a minha lista de filmes lésbicos... ou que apenas que menciona, sugere, insinua o lesbianismo ^^
OBS: aqui estão apenas os filmes que eu já assisti... sei que existem muitos outros considerados clássicos... mas que não tive ainda a oportunidade de ver...




Fucking Åmål (1998)
(no Brasil, Amigas de Colégio) é um filme sueco de 1998, realizado pelo cineasta sueco Lukas Moodysso.Retrata de forma sensível a descoberta do amor entre duas jovens, focando a espera, a alegria, a dor de se estar apaixonado, os aspectos cómicos do crescimento e a coragem que é necessária para se ser diferente. Elin e seus amigos adolescentes estão crescendo na pequena cidade de Amal. Nada acontece de novo até que Elin tem uma atitude inesperada ela vai à festa errada, e sua vida toma um rumo diferente . Presa entre dois interesses amorosos e uma hilária vida de cidade pequena, Elin tenta entrar em acordo com seu verdadeiro eu. Uma história atual sobre busca; a alegria e o sofrimento de estar apaixonada os aspectos cômicos e decepcionantes de crescer e a coragem que se faz necessária para se assumir diferente. (filme bobo... indicado para adolescentes).


Aimée & Jaguar (2001)
Segunda Guerra Mundial. Na Alemanha nazista, Lilly, mãe de quatro filhos e casada com um soldado, leva uma vida normal, apesar de manter alguns casos extra-conjugais. Mas, um breve encontro, aparentemente sem grandes consequências, muda seu destino. Num concerto, ela conhece Felice, uma jovem por quem fica fascinada, sem jamais imaginar que ela é judia, vive na clandestinidade e tem um caso com outra mulher. Um segundo e inusitado encontro aproxima as duas mulheres, despertando um forte amor entre elas. Felice assume que é judia e que trabalha para um jornal nazista com nome falso para passar informações a um grupo de resistência. Lilly, por sua vez, supera seus medos e permite que a amante se mude para seu apartamento, divorciando-se do marido. Apesar da terrível realidade da guerra e da perseguição, elas vivem a plenitude deste relacionamento, até que são surpreendidas pela inesperada chegada da Gestapo. (filme lindo!!! nossa, como chorei nele!) 


Notas Sobre um Escândalo (2006)
Duas mulheres envoltas em um drama que envolve carência e traição estão no coração deste suspense psicológico, Notas Sobre um Escândalo. As surpresas e reviravoltas da história são registradas no ácido diário de Barbara Covelt (Judi Dench), uma professora solitária e dominadora que controla seus alunos com mão de ferro numa escola secundária estadual e decadente de Londres. Com exceção de seu gato, Portia, Bárbara vive sozinha, sem amigos ou confidentes ? mas seu mundo muda quando ela conhece a nova professora de artes da escola, Sheba Hart (Cate Blanchet). Sheba parece ser a alma gêmea e a amiga leal que Bárbara sempre buscou. Mas quando ela descobre que Sheba está tendo um relacionamento perigoso com um de seus alunos mais jovens (Andrew Simpson), essa amizade que parece florescer ganha contornos perigosos. Agora, Bárbara ameaça expor o terrível segredo de Sheba para o marido dela (Bill Nighy) e para o mundo, os próprios segredos e obsessões reprimidas de Bárbara são revelados. As mentiras que estão no centro das vidas de cada uma dessas mulheres serão expostas, sem nenhum pudor. (o filme não é exatamente lésbico, mas... enfim... é bonzinho)



Monster (2003)
Vítima de abusos durante a infância, Aileen Wuornos (Charlize Theron) tornou-se prostituta ainda na adolescência. Ela está prestes a acabar com a própria vida quando conhece Selby (Christina Ricci), uma jovem lésbica com quem acaba se envolvendo. Certa noite, depois de ser agredida por um cliente, Aileen acaba matando o sujeito. O incidente desencadeia uma série de outros assassinatos, que faz com que ela fique conhecida como sendo a primeira serial killer dos Estados Unidos. (a atuação da Charlize nesse filme é simplesmente fantástica... o filme aterroriza... não consegui ver de primeira... a cena da agressão sexual é muito forte).



Assunto de Meninas (2001)
Três alunas descobrem sobre as alegrias, aflições a adversidades do amor neste drama baseado no romance The Wives of Bath, de Susan Swan. Mary (Mischa Barton) é uma garota tímida que ainda se recupera da morte de sua mãe. Seu pai e sua madrasta decidem mandá-lapara um colégio interno só de meninas, onde Mary faz rápidas amizades com suas companheiras de quarto, a sofisticada Paulie (Piper Perabo) e Tory (Jessica Pare). Mary, entretanto, descobre que Paulie e Torry são mais do que amigas, e que mantém um relacionamento amoroso e físico. Inicialmente constrangida com as tendências lésbicas das colegas, Mary torna-se frande amiga de ambas. Mas a irmã de Torry, entretanto, não é tão tolerante assim e ameaça contar tudo para seus pais. Com medo e confusa, Tory rapidamente termina o romance com Paulie e começa a namorar Jake (Luke Kirby), que estuda numa escola próxima, só de meninos. Desesperadae com o caração partido, Paulie tenta reconquistar Tory lhe escrevendo poemas sobre o amor e a perda. Assunto de Meninas, primeiro filme falado em inlês da cineasta canadense Lea Pool, fez sua estréa mundial no Festival de Sundance de 2001. (é interessante, mas também é filme de adolescente... indico para quem está iniciando nesse mundo).


As Horas (2002)
Três épocas, três mulheres em três histórias se mesclam e se tranformampela influência de uma grande obra literária. A primeira é Virginia Woolf, que vive num subúrbiolondrino nos anos 20, lutando contra a insanidade enquanto começa escreer seu primeiro grande romance, " A senhora Dalloway". As outras mulheres, a dona de casa LauraBrown, de Los Angeles, nos anos 40 e a editora Clarissa Vaughan, nos dia de hoje, em Nova York, enfrentaram situações iferentes entrelaçadas pelo livro que Virgínia escreveu, fundindo-se num final surpreendente. (outro que não é um filme lésbico, apenas tem uma personagem lésbica... mas esse filme é fantástico!!!!)


8 Femmes (2002)
Oito mulheres e um corpo com uma faca nas costas. Cada uma com um motivo especial para ter cometido o crime contra o homem deitado na cama. Esposa, sogra, cunhada, irmã, duas filhas e duas empregadas se digladiam enquanto o mistério paira no ar. Isoladas pela neve no casarão da família, todas são suspeitas e à medida que as horas passam, novas pistas surgem e desvendar esse segredo pode ser uma surpresa para todos...inclusive para você. (não é um filme lésbico... é um filme francês, musicado... e muito interessante... tem personagem lésbica, apenas por isso, não vão achar em locadora... é um filme raro)



Segundas Intenções (1999)
Sarah Michelle Gellar (Eu sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado, Pânico 2) e Ryan Philippe (Eu sei O Que Vocês Fizeram No Verão Passado) brilham como os ricos e manipulativos meio-irmãos neste delicioso conto de sedução, vingança e conquista. Após seduzir e arruinar a reputação de uma inocente adolescente (Selma Blair, Mal Posso Esperar), a aposta aumenta quando Kathryn (Gellar) desafia o insaciável meio-irmão Sebastian (Phillipe) para uma difícil conquista: levar para a cama a bela e virgem filha do diretor da escola, Annette (Reese Witherspoon, A Vida em Preto e Branco). Se ele falhar, Kathryn se apodera de sua maior riqueza mas, se tiver sucesso, Sebastian ganha o prêmio máximo: a própria Kathryn. (quem nunca viu esse filme e a famosa cena do beijo babado????)


Garotas Selvagens (1998)
Garotas Selvagens é um suspense com uma intrincada teia de falsidade entre improváveis conspiradores. Um filme tão emocionante que você vai saber quem está conspirando contra quem (e em que circunstâncias) apenas quando os créditos finais passarem na tela. Com um elenco grandioso que mistura experientes e jovens astros, Garotas Selvagens mantém o clima de tensão e sensualidade em altíssima temperatura. (outro filme que tem a famosa cena da pegação das duas garotas... clássico rs...)




Beijando Jessica Stein (2001)
Apaixone-se por esta divertida história de um romance nada convencional que é "tão imprevisivel quanto charmos" (Entertainment Weekly). A vida de solteira não é nada divertida para Jessica Stein, uma atraente jornalista, que trabalha para um jornal de uma grande cidade. Após uma série de encontros realmente desastroso, a busca de Jessica por seu "Principae Encantado" parece inútil. Mas um anúncio na sessão de classificados pessoais chama a sua atenção e ela ancontra uma alma gêmea onde menos esperava. Hilária e cativante, Beijando Jessica Stein é "uma comédia romântica incrivel" (Rolling Stone) que vai contra todas as regras e faz você sorrir! (filme engraçadinho, fofinho, cute ^^)


Thelma & Louise (1991)
Thelma (Geena Davis) é uma dona de casa entediada. Louise (Susan Sarandon) é garçonete em uma lanchonete. Juntas elas partem furtivamente em um Thunderbird 66 conversível para uma pescaria de três dias. No entanto, as coisas não acontecem exatamente como elas haviam planejado. Um encontro com um bêbado, desbocado e com tendências a estuprador transforma sua inocente "fugidinha de fim de semana" em uma fuga através do país, que muda suas vidas para sempre. (super clássico, nem preciso comentar né)



Vicky Cristina Barcelona (2008)
Duas jovens americanas, Vicky (Rebecca Hall) e Cristina (Scarlett Johansson) viajam para Barcelona para passar as férias de verão. Vicky é sensível e está com casamento marcado já Cristina é uma aventureira tanto emocionalmente como sexualmente. Em Barcelona, elas se envolvem em uma série de encontros românticos com Juan Antonio (Javier Bardem), um carismático pintor, que ainda está envolvido com sua ex-esposa tempestuosa Maria Elena (Penélope Cruz). Com o luxuoso visual do Mediterrâneo e a sensualidade de Barcelona, Vicky Cristina Barcelona é uma engraçada e liberal celebração do amor e todas as suas configurações. (Woody Allen é o cara né... filme muito bom!!!!)



Almas Gêmeas (1994)
Baseado em fatos verídico, ?Alma Gêmeas? é uma história extraordinária sobre uma amizade muito especial. Pauline e Juliet, duas adolescentes muito imaginativas desenvolvem uma amizade inseparável que com o tempo se tornou obsessiva. Criando um mundo próprio, elas foram se afastando da realidade a tal ponto que um adorável universo de sonho e fantasia está prestes a se transformar em um assassinato cruel. Almas Gêmeas. A história de um crime que o mundo nunca esqueceu. (filme triste... nossa, como é triste e cruel)




O Preço da Vitória (1983)
Esta é a história de 4 anos da vida de duas atletas: Chris e Terry conheceram-se em 1976 nos Jogos Pan-Americanos. Tornam-se amigas, amantes e por fim adversárias ao longo do tempo em que vão treinando para estarem presentes nos Jogos Olímpicos. (Grupo de Mulheres da Associação ILGA-Portugal) (filme tosco, mas muito, muito, muito tosco mesmo... vi na sessão coruja, ou no cine-privê da Band? não me lembro... só sei que é muito tosco... nem vale a pena)




Desejo Proibido (2000)
Mostra a vida de três diferentes gerações de lésbicas. Em 1961, Vanessa Redgrave atua como a viúva de sua parceira de 50 anos. É uma história de partir o coração em que Redgrave, sem saída, assiste enquanto um parente distante de sua parceira vem e toma posse de todos os seus bens. Em 1972, a estudante de faculdade, Linda (Michelle Williams) conhece Amy (Chloë Sevigny) num bar lésbico. Apesar de seus amigos desaprovarem as roupas de Amy, Linda não consegue se afastar dessa mulher vestida de homem. Ellen DeGeneres e Sharon Stone estrelam em 2000, como um casal de lésbicas que quer nada mais do que ter um bebê. (muito bom, muito bom, muito bom!!!)




Swimming Pool (2003)
Sarah Morton (Charlotte Rampling) é uma escritora inglesa cujos romances policiais conciliam sucesso de vendas e prestígio junto a crítica. A convite de seu editor, ela viaja para a casa de campo dele, na Provence francesa, onde supostamente vai encontrar a tranqüilidade necessária para escrever seu mais novo livro. Mas a paz de Sarah é interrompida com a chegada de Julie (Ludivine Sagnier), a filha do editor, uma adolescente linda e cheia de vida por quem a escritora sentirá uma grande e estranha atração. (muitíssimo interessante... vale muito a pena... mas é um filme raro)




Mulholland Drive - Cidade dos Sonhos (2001)
Um acidente automobilístico na estrada Mulholland Drive, em Los Angeles, dá início a uma complexa trama que envolve diversos personagens. Rita (Laura Harring) escapa da colisão, mas perde a memória e sai do local rastejando para se esconder em um edifício residencial que é administrado por Coco (Ann Miller). É nesse mesmo prédio que vai morar Betty (Naomi Watts), uma aspirante a atriz recém-chegada à cidade que conhece Rita e tenta ajudar a nova amiga a descobrir sua identidade. Em outra parte da cidade o cineasta Adam Kesher (Justin Theroux), após ser espancado pelo amante da esposa, é roubado pelos sinistros irmãos Castigliane. (filme doido, como todos os filmes do David Lynch, mas bastante interessante).



Orlando - A Mulher Imortal (1991)
O carismático e jovem nobre inglês Orlando (Tilda Swinton ? Caravaggio, Eduardo 2), é o protegido da Rainha Elizabeth 1 (Quentin Crisp ? A Prometida) de quem recebe uma rica propriedade. Após a morte da Rainha, ele se apaixona perdidamente por Sasha (Charlotte valandrey) uma princesa russa que logo o abandona. Após uma desastrosa incursão pelo mundo da poesia e seguindo o seu destino ?de homem? Orlando se vê em meio a uma violenta guerra nos desertos da Ásia Central. Raluntante entre matar ou morrer, resolve ?mudar de sexo?. Retornando como ?mulher? aos salões de Londres numa época violenta e opressora, Orlando depara-se diante de outro dilema casar ou perder seus bens. É quando encontra seu verdadeiro amor, Shelmerdine (Billy Zane ? Menphis Belle A Fortaleza Voadora, O Atirador), um jovem e impetuoso pioneiro americano. Esta é uma enigmática e cativante viagem através do tempo de uma pessoa que viveu por quatrocentos anos, primeiro como homem e, logo a seguir, como mulher. (outro filme meio doido... mas muito bonito)





16 me inspiram:

A.N.A. disse...

desculpe a minha intromissão...mas não deixe de assistir Imagine eu e Você.
É um bom filme de romance.

Lua N. disse...

Já recebi várias indicações para esse filme... vou baixar para ver.
Obrigada!
^^

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Lindo mesmo é "Quando a noite cai".
É o melhor filme lés que ziste!
Depois desse filme os outros são os outros...e só.
Mas,gostei muito de alguns...já vi mais de 40!

Anônimo disse...

Vejam "The Hunger" ou "Fome de viver" ou "El ansia", com as lindissimas Catherine Deneuve e Susan Sarandon, inesquecível e imperdível a cena da sedução no piano...

Kat disse...

Pô, caí no seu blog enquanto vasculhava a net... Amigas de colégio foi o primeiro filme temático que assisti. Tinha 16 anos, e claro que se tornou meu filme favorito por muitos e muitos anos... Até hoje, na verdade. Claro que pra quem já está perto dos 30, como a gente, essa vidinha de escola pode ser boba. Mas se pensar em como a nossa própria vida escolar foi escrota (a minha pelo menos foi!), pelo humor sutil e às vzs até meio grosseiro que rola no filme, pelo modo desajeitado como acontecem as coisas ainda é um classiquinho que vale a pena. :)

Anônimo disse...

Faltou vários filmes lésbicos e/ou com personagens lésbicos.
Imagine eu e você, Gia, Todas as cores do amor, Banquete de amor, A máscara do macaco, Amando Anabelle, Melhor que chocolate... Só para citar os clássicos e mais conhecidos.

Anônimo disse...

Sei de alguns bons, como Loving Annabelle, que é muuuuito bom, Maggie & Annie eu também ameei , bloomington é bom também. Imagine eu e você não gosto muito, O preço da traição com a Amanda Seyfried eu amo, yes or no é bem bacana também k

Anônimo disse...

Elena Undone é o melhor

Anônimo disse...

NAO DEIXEM DE ASSISTIR AZUL È A COR MAIS QUENTE muito bom

Lua N. disse...

O filme é lindo, mas tão triste.

Lua N. disse...

Nunca ouvi falar, vou pesquisar.

Lua N. disse...

Nossa, vários filmes que não conheço. Vou assistir.

Lua N. disse...

Acabei colocando filmes que assisti mais na adolescência. Outros eu realmente não conheço.

Lua N. disse...

Amigas de colégio foi o primeiro pra muitas!

Lua N. disse...

Amigas de colégio foi o primeiro pra muitas!